Este blog é um canal de comunicação e partilha entre católicos e não-católicos, com o intuito de criar um espaço de partilha e crescimento espiritual. Participem com sugestões, escritos teológicos, questionamentos e dúvidas sobre a doutrina ou catequese da Igreja, mandem testemunhos e comentários, teremos grande alegria em crescermos juntos na fé.







sexta-feira, 14 de maio de 2010

A vida consagrada como Sinal Escatológico do Reino (Reflexão 4)

A vida consagrada, no contexto da pós-modernidade, é chamada, antes de tudo, a ser sinal escatológico do Reino (VC 26-27).
A vida consagrada deve permanentemente apontar para os valores supremos do Reino que estão sempre além das meras realizações humanas. Deve trazer para a vida diária os valores do Reino como algo concreto e real .
A vida religiosa traz em si um caráter profético através dos conselhos evangélicos. Ela se torna sinal de esperança de um mundo novo, tanto para Igreja como para o mundo secularizado. Por sua natureza ela provoca nas pessoas uma reflexão sobre o porquê de nossa existência. O testemunho da vida consagrada nas suas diversas formas, tanto apostólica, como contemplativa e monástica é um testemunho eficaz de evangelização com a própria vida. Essa evangelização pela própria vida está intimamente relacionada com a vivência dos votos. No âmbito da modernidade eles são verdadeiros sinais proféticos que apontam para o verdadeiro amor, para a promoção da solidariedade e para o autêntico respeito da pessoa humana. É um sinal antecipado daquilo que acontecerá na parusia. Aquilo que esperamos pela fé já é possível ser vivenciado aqui na terra, ainda que de uma maneira limitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário