Este blog é um canal de comunicação e partilha entre católicos e não-católicos, com o intuito de criar um espaço de partilha e crescimento espiritual. Participem com sugestões, escritos teológicos, questionamentos e dúvidas sobre a doutrina ou catequese da Igreja, mandem testemunhos e comentários, teremos grande alegria em crescermos juntos na fé.







segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Caminhando para o fim do ano

Olá amigos e amigas do Teologado Palotino. Gostaríamos de agradecer a todos vocês que acompanharam o nosso blog este ano. Já estamos quase no fim do nosso primeiro ano em Londrina. O primeiro ano de teologia foi muito exigente, contudo, acreditamos que é para o bem da Igreja. Peço a oração de todos para que tenhamos uma boa conclusão do semestre letivo. Nossas atividades aqui no teologado não se encerram com o término das aulas, estaremos em atividades comunitárias até dia 12 de dezembro, quando acontecerá a celebração do Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal do nosso querido confrade Pe. Pedro Ramos (pároco da Paróquia São Vicente Pallotti - Arapongas). Agradecemos a todos as visitas e convidamos a divulgarem nosso blog e continuarem acompanhando.
Saudações Fraternas.

sábado, 6 de novembro de 2010

Último Retiro do Ano

Olá caros irmãos e irmãs. Terminamos o nosso ciclo de retiros de 2010 com "chave de ouro". Ontem Pe. Reinaldo Baggio pregou para a nossa comunidade do teologado, mais uma vez ele derramou sua sabedoria e iluminação. O tema para a reflexão foi: "Consagrado: reflexo da beleza de Deus". Foi realmente abençoado nosso retiro e convivência. Deixo para a reflexão de todos um dos trechos do documento "Vita Consecrata" que exprime um pouco das palavras do padre neste retiro.


Como toda a existência cristã, também a vocação à vida consagrada está intimamente relacionada com a obra do Espírito Santo. É Ele que, pelos milénios fora, sempre induz novas pessoas a sentirem atracção por uma opção tão comprometedora. Sob a sua acção, elas revivem, de certo modo, a experiência do profeta Jeremias: « Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir » (20,7). É o Espírito que suscita o desejo de uma resposta cabal; é Ele que guia o crescimento desse anseio, fazendo amadurecer a resposta positiva e sustentando, depois, a sua fiel realização; é Ele que forma e plasma o espírito dos que são chamados, configurando-os a Cristo casto, pobre e obediente, e impelindo-os a assumirem a sua missão. Deixando-se guiar pelo Espírito num caminho ininterrupto de purificação, tornam-se, dia após dia, pessoas cristiformes, prolongamento na história de uma especial presença do Senhor ressuscitado.

Com profunda intuição, os Padres da Igreja qualificaram este caminho espiritual como filocalia, ou seja, amor pela beleza divina, que é irradiação da bondade de Deus. A pessoa que é progressivamente conduzida pelo poder do Espírito Santo até à plena configuração com Cristo, reflecte em si mesma um raio da luz inacessível, e na sua peregrinação terrena caminha até à Fonte inexaurível da luz. Deste modo, a vida consagrada torna-se uma expressão particularmente profunda da Igreja Esposa que, movida pelo Espírito a reproduzir em si mesma os traços do Esposo, aparece na presença d'Ele « gloriosa sem mancha nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e imaculada » (Ef 5,27).

E o Espírito, longe de afastar da história dos homens as pessoas que o Pai chamou, coloca-as ao serviço dos irmãos, segundo as modalidades próprias do seu estado de vida, e encaminha-as para a realização de tarefas específicas, de acordo com as necessidades da Igreja e do mundo, através dos carismas próprios dos vários Institutos. Daí a aparição de múltiplas formas de vida consagrada, através das quais a Igreja é « embelezada com a variedade dos dons dos seus filhos, (...) como esposa adornada para o seu esposo (cf. Ap 21,2) » (34), e fica enriquecida de todos os meios para cumprir a sua missão no mundo.